Tema Actual
100 anos de república em Portugal

sábado, 9 de maio de 2009

Em primeiro lugar, deixo aqui o site para assinar a petição de legalização da Eutanásia:


Conceitos:

Eutanásia - Uma terceira pessoa executa o acto de pôr fim à vida do doente.
Suicídio assistido - O próprio doente põe fim à sua vida, dispondo da ajuda de terceiros.

Distanásia - Posição que defende que devem ser utilizadas todas as possibilidades para prolongar a vida de um ser humano, mesmo que a cura já não seja possível e, a continuidade da vida do doente seja vivida em sofrimento.

Ortonásia - Morte natural sem interferência da ciência através de métodos extraordinários de suporte de vida.

Paliativismo - Conjunto de práticas que visa diminuir o sofrimento dos doentes em fase terminal.

Eutanásia activa - O conjunto de acções que têm por objectivo pôr fim à vida, na medida em que é planeada e negociada entre o doente e o profissional que vai efectuar tal acto.

Eutanásia passiva - não provoca deliberadamente a morte, no entanto, com o passar do tempo, conjuntamente com a interrupção de todos e quaisquer cuidados médicos, farmacológicos ou outros, o doente acaba por falecer. São cessadas todas e quaisquer acções que tenham por fim prolongar a vida. Não há por isso um acto que provoque a morte (tal como na eutanásia activa), mas também não há nenhum que a impeça (como na distanásia).

Legislação

República Portuguesa

De acordo com o artigo 1º a República Portuguesa é baseada na dignidade da vida humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre. No Artigo 16º são remetidos os direitos para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que consideram que o individuo tem direito à sua liberdade e segurança pessoal, que a sua vida é inviolável, tal como a sua integridade moral e física.

Código Penal

Artigo 133º - Considera que quem matar outra pessoa por compreensível emoção que diminua a sua culpa, é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos. (Que bom e justo! Este artigo é apelidade de homicídio privilegiado, mas que privilégio! Digamos que... lol)

Artigo 134º - Homicídio a pedido da vítima através de um pedido 'sério e expresso' é punido com prisão até 3 anos. E ainda nos apresenta um número 2 bastante directo: a tentativa é punível. (Watch out, se vais fazer é a sério)

Artigo 138º - Este artigo remete para a eutanásia passiva. A exposição ou abandono do doente a uma situação em que não se pode 'defender' é punível de 1 a 5 anos; e, atenção se for familiar é de 2 a 5 anos (faz bastante sentido ham?). E se deste último caso resultar ferimentos graves a pena é de 2 a 8 anos e, se for morte entre 3 e 10 anos. (Mais uma vez, se é para fazer, mais vale fazermos logo, nem por tentativos, nem por assistência, let's do it!)

Outro tipo de regulação de conduta neste assunto que considero bastante importante é o:

Código Deontológico do Enfermeiro

Artigo 78º - As intervenções de enfermagem devem ter em conta a defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana e do enfermeiro. É defendida a liberdade responsável com a capacidade de escolha.

Artigo 82º - O enfermeiro por respeito ao direito da pessoa à vida deve proteger e defender a vida humana em todas as circunstâncias. Deve respeitar a integridade bio-psicossocial, cultural e espiritual da pessoa; participar nos esforços profissionais para valorizar a vida e qualidade de vida.

Artigo 87º - Um artigo respeitante aos doentes terminais em que determina que o enfermeiro deve defender e promover o direito do doente à escolha do local e das pessoas que deseja que o acompanhem na fase terminal da sua vida.


Acho interessante que em tanta subjectividade, em tanto deve-se fazer mas não é politicamente correcto fazer-se, presente na legislação da República Portuguesa e mesmo no Código Deontológico dos Enfermeiros, termos um Código Penal tão explícito na aplicação de punições contra a eutanásia. E, penso que tanta subjectividade presente deveria fundamentar ainda mais não só o debate político como um referendo nacional, ou teremos medo da opinião das pessoas ?Ainda mais incrédulo parece ser a posição dos bispos portugueses e da ordem dos médicos. Curiosamente, o meu ateísmo crónico está mais apoiante dos bispos portugueses do que a ordem dos médicos.

Após pesquisa observei que a Ordem dos Médicos considera que a legalização da eutanásia é um 'risco social e um retrocesso civilizacional' e que iria levar a um desinvestimento na saúde. Bem é com isso que estamos preocupados ! Apesar da causa do desinvestimento citado ser na área dos cuidados paliativos, acho que é um mau fundamento para a tomada de tal posição.

'O bastonário afirmou que a eutanásia é defendida numa sociedade que vive presa ao “pânico e medo” de um aproximar da morte e que é comum as pessoas pensarem que seria melhor terminar o mais rapidamente possível com o sofrimento.' - Será isto para rir? Existem pessoas que sofrem durante anos e, ainda vêm fundamentar-se que é para acabar rapidamente com o sofrimento ? Ridiculo.

Outro dos fundamentos, será o treino dos profissionais para defender a vida e, não a morte. Quando a questão aqui é defender uma vida digna e, não a morte. E, não iremos mais longe, o seu treino é mais importante que o direito de cada um à sua liberdade ?

Marcos Sá, deputado Socialista defende o debate sobre este assunto, afirmando que a morte medicamente assisitida só deve ser utilizada em casos irreversíveis e, se for expressamente autorizada pelo próprio doente e, no caso de não estar lúcido, assinar previamente o Testamento Vital, num estado de lucidez, autorizando o acto.

Por seu turno, os bispos portugueses defendem a sua posição no documento Protecção da Vida Até ao Fim pela Positiva, recusando a precipitação da morte, tal como o prolongamento da exagerado da vida através de tratamentos. Ou seja, são contra a eutanásia mas também contra a distanásia, ou seja, optam pela ortonásia.

Depois de tal comparação pergunto-me: o que é que se passa com a Ordem dos Médicos ?

Fontes:

- Posição dos Bispos Portugueses
- Posição da Ordem dos Médicos e Marcos Sá
- Eutanásia

6 comentários:

  1. http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sedeinformacao/Pareceres/Parecer_36_-_Posi____o_EUTANASIA_final.pdf

    http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sededestaques/CJ_RECOMEND%20ENSINO%20ET%20DEONTOL_ORIGINAL.pdf

    só a titulo de curiosidade, e para pequenas correcções às fontes utilizadas no texto.
    Há é as intervenções de enfermagem nao são acções iniciadas pelo profissional de saúde que tem como fim pôr termo à vida, a pedido expresso do interessado, logo nao há ponto de comparação ao artigo referido. São conceitos antagónicos.

    estes textos perdem qualidade com juizos de valor, discuto eutanasia com argumentos, nao com tomadas de posiçao. porque a morte é, ainda, um conceito por defenir.

    ResponderEliminar
  2. para uma melhor fundamentaçao da vossa argumentaçao sugiro que pesquisem sobre o suicidio e o sentido de vida.
    E, claro cuidados paliativos.
    Temáticas que pessoalmente, esclareceram-me sobre o conteudo de alguns conceitos.
    enjoy it!

    ResponderEliminar
  3. As fontes, o que citei está correcto. Os artigos fui agora confirmar directamente ao código deontologico dos enfermeiros, é ai que fui buscar a informação. por isso o que está escrito tem fontes correctas e credibilidade.

    http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sedeinformacao/codigodeontologicoEnf.pdf

    Se quiseres vai ai ver, porque está igual como está citado no site da wikipedia que foi onde li. Os documentos que tu referiste, nao sao os documentos que fui ler e citar e, como podes ver no texto está lá escrito Código Deontológico dos Enfermeiros, e não outra coisa qualquer. Qualquer que me venham dizer que é a posição, aquilo não deixa de estar escrito lá.

    Em segundo, sinceramente estou um pouco farta, que venhas com a hipocrisia dos juizos de valor. Porque primeiro, o site é para dar a nossa opiniao e, eu até tenho posto mais informação que opinião, por isso não para que vens para aqui julgar a minha posição ou não. Eu sou livre de criticar o que quiser, e é para isso que escrevo aqui. Ah e já agora dispenso as ironias.

    Ah ! E sinceramente, acho que a tua escrita aqui vem mais na base dos teus juizos de valor em relação a mim, do que à minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Nao a titulo de resposta ao ultimo comentario.
    Se fosse algo pessoal teria feito directamente a ti, coloquei estes textos aqui com o intuito de informar os leitores, e os intervenientes deste blog. A minha posiçao é informar e apelo à abertura de mentalidades, a forma positiva de que se pode extrair uma critica. Sou imparcial nesse aspecto, porque se fosse o contrário, nao me preocupava em retirar-te da escuridao da ignorancia nesta temática.
    Criticas totalmente construtivas, coloquei no teu post porque foi um desencadear de textos argumentativos que eram automaticamente corruburados ao transmitirem de imediato a vossa posiçao. Aprendi isto em filosofia, que fez tomar uma posiçao muito mais humilde quanto às criticas construtivas que me fazem. E aprendi que argumento para levar a uma determinada opiniao. Porque se aqui neste blog querem informar, entao as pessoas que forem contra ao lerem os titulos automaticamente vao abolir os vossos textos, ao passo que, se xutarem os argumentos e levarem a uma conclusao implicita, a propria pessoa irá estrair a conclusao de forma autonoma. E, ai talvez consigam mudar mentalidades, pelo menos informar.
    É a esta temática a que me refiro, porque considero todas as pessoas deste blog inteligentes para extrair positivamente ou negativamente, a critica a que vos faço.
    Volto a dizer que as criticas que coloco sao para todas as pessoas deste blog, porque se fosse um assunto pessoal, nao te preocupes que nao te tirava do riduculo de utilizar fontes pouco fiaveis, como a wikipédia. (experimenta discutir a eutanasia como por base fontes retiradas de lá). Se consideras que eu nao sou impessoal, gostaria de sugerir uma nova leitura nos comentarios que fizeste ao meu post, que por serem nitidamente pessoais, deixei de responder.
    porque o meu intuito aqui é informar. mas garanto que, foi a primeira e ultima vez, que comento no teu post, por nao te demonstrares open minded, e misturares o lobulo esquerdo com o direito.

    até mais,
    escrevo como ex-membro deste blog, pois nao poderia deixar em branco o meu papel de transmitir os meus conhecimentos, às pessoas que aqui passam e que se mostrarem receptivas a.

    ResponderEliminar
  5. e quanto treinar enfermeiros, gostaria que tambem pesquisassem sobre o seu programa da licenciatura.
    -ética.
    -bioética.
    -sociologia.
    -antropologia.
    -cominicaçao em enfermagem.
    -cuidados paliativos.
    -deontologia profissional.
    para alem dos muitos debates a que fomos solicitados, entre medicos especializados em cuidados paliativos, cuidados intensivos, padres, antropologos elenco de representantes da comissao de ética internacional.
    os enfermeiros sabem fundamentar as suas intervenções, e ter pensamento critico.

    ResponderEliminar
  6. -psicologia clinica I e II
    -epistemologia.

    pesquisem!

    ResponderEliminar

free counters